Atividades na escola - 1º semestre/2014



Atividades na escola



Ciep Brizolão 380 Joracy Camargo. 

        É nesta unidade educacional que desenvolvo o projeto PIBID - UNIABEU, Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, junto com outros 7 (sete) bolsistas, localizado em Belford-roxo. Para acompanhar as atividades desenvolvidas na escola, temos a supervisora a professora Marilei Venial.


Quinta feira, 15 de maio de 2014.

      Hoje foi o dia em que apresentamos o seminário no CIEP 380 Joracy Carmargo sobre a importância do magistério e a vida e obra de Dorival Caimmy.
      Vida e obra do compositor que foi apresentada segundo a sua intertextualidade, falamos sobre a Modinha de Gabriela, e relatamos brevemente sobre o romance de Jorge Amado, de 1936, Mar Morto, pois quem leu logo percebe a ligação com a canção de Dorival Caymmy “É Doce Morrer no Mar”.
      Finalizamos utilizando com os alunos vídeos motivacionais sobre o magistério e fizemos uma paródia com a música “O Que É Que A Baiana Tem – para, O Que A Normalista Tem”. Os alunos mostraram interesse e desejo em participar do projeto e ficaram entusiasmados.


Sábado, 31 de maio de 2014.

     Hoje ocorreu o concurso literário ao centenário de Dorival Caymmi. Como já havia mencionado, compus, junto com outros integrantes, a banca de jurados.
     O concurso literário tem como justificativa que no curso normal a leitura e a escrita precisam ser implementadas em várias formas e com várias possibilidades, para transmitir esse conhecimento aos futuros alunos, que com criatividade desenvolvem atividades lúdicas, favorecendo assim as descobertas, como linguagem da dança, do desenho, da pintura, permitindo que eles sejam autores de suas próprias ações.
     O objetivo geral do concurso literário é proporcionar aos alunos o acesso ao universo literário de Dorival Caymmi, com encenações, danças, interpretações, etc., levando-os a constituírem uma relação diferenciada com a linguagem literária e, consequentemente, tornarem-se leitores e produtores de texto competentes.


Quinta-feira, 05 de junho de 2014.

     Neste encontro no CIEP 380, realizamos a avaliação diagnóstica, com intuito de aperfeiçoarmos os alunos, nós bolsistas, colaboradores, e todo o projeto em si. Vamos obter, certamente, impactos positivos na prática do subprojeto. Identificaremos, através desta análise, como envolver e trabalhar com os alunos de cada polo. Para que eles adquiram de forma satisfatória o conhecimento de forma clara e construtiva sobre os gêneros e tipos textuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário